CAPÍTULO I
- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
ART.1º - A Olimpíada
do Trabalhador 2018 será promovida pela Prefeitura Municipal de Castro através
da Secretaria de Esporte e Juventude, e será regulamentado genericamente pela legislação
vigente aplicável, e especificamente, pelas disposições contidas neste
regulamento e atos administrativos expedidos pelas autoridades públicas, no
exercício de suas atribuições.
ART.2º - Poderão
participar do referido evento todos os funcionários devidamente registrados nas
empresas e devem estar relacionados na GFIP, contrato social, e contrato de
estágio (contrato pedagógico entre empresa, estudante e instituição de ensino-
Tripartite), nascidos em 2002 e/ou
anteriores.
CAPÍTULO II
- DOS OBJETIVOS
ART.3º - São
objetivos da Olimpíada do Trabalhador 2018
•
Promover a
integração sócia esportiva entre os participantes e as pessoas que as
representam;
•
Proporcionar o
desenvolvimento integral dos participantes como ser social, autônomo,
democrático e participante, contribuindo para o pleno exercício da cidadania.
CAPÍTULO
III - DA ORGANIZAÇÃO
ART.4º - Olimpíada
do Trabalhador 2018 será organizada e dirigida pela Secretaria do Esporte e
Juventude e caberá ao seu Departamento Técnico:
•
Coordenar e orientar
os setores sob sua responsabilidade;
•
Organizar e dirigir
toda parte técnica dos jogos;
•
Apresentar
relatórios técnicos sobre o campeonato;
•
Cumprir e fazer
cumprir o presente regulamento;
•
Fiscalizar todas as
atividades do campeonato.
CAPÍTULO IV
– DOS ÓRGÃOS JUDICANTES
ART.5º - Durante a realização da Olimpíada
do Trabalhador 2018 atuará de forma específica e efetiva a Comissão
Disciplinar, que terá por responsabilidade o enquadramento dos atos praticados
de acordo com o CÓDIGO DE ORGANIZAÇÃO DE JUSTIÇA E DISCIPLINA DESPORTIVA
(COJDD), Secretaria de Estado do Esporte – Paraná Esporte-Conselho Estadual de
Esporte e Lazer.
Parágrafo Primeiro
- Todos os casos serão analisados pela Secretaria do Esporte e Juventude e
serão enquadrados no COJDD.
Parágrafo Segundo -
A punição para a pessoa que cometa agressão física a equipe de arbitragem bem
como qualquer pessoa envolvida à organização do evento esportivo, é de
EXCLUSÃO, automática da competição e suspensão preventiva de 30 (trinta) dias para
aguardar o julgamento.
Parágrafo Terceiro
- Quando houver alguma reclamação por parte dos dirigentes contra a equipe de
arbitragem ou árbitro específico, esta deverá ser feita por escrito (relatório)
e encaminhada para a Coordenação Técnica do evento. Este relatório deverá
conter fatos concretos e provas contra a equipe/pessoa envolvida, cabendo ao
denunciante o ônus da prova. Relatório este que deverá ser entregue em no
máximo 72 horas após o termino da partida.
Parágrafo Quarto -
A equipe, atleta ou membro da comissão técnica que provocar causar e participar
de rixa, conflito ou tumulto, praticar vias de fato contra companheiro de
equipe, componente de equipe adversária, árbitro ou seus auxiliares e Comissão
Técnica, dentro das praças esportivas, estará automaticamente suspenso da
competição e suspensão preventiva de 30 (trinta) dias para aguardar o
julgamento.
CAPÍTULO V
- DAS INSCRIÇÕES E PARTICIPAÇÃO
ART.6º - São
condições para a inscrição:
I.
Preenchimento
da relação de atletas online, impressão e entrega do relatório de atletas do
sistema online. O registro de atletas por modalidade será de no máximo:
14 (quatorze) na modalidade de futsal;
12 (doze) na modalidade de vôlei
12 (dose ) na modalidade de basquete
05 (cinco) na modalidade tênis de mesa (competição individual);
06 (seis) na modalidade de truco (03 duplas);
06( seis) na modalidade de vôlei de praia(2 dupla +
reserva por dupla)o numero de duplas por empresa será ilimitado.
II.
As
inscrições serão de exclusividade para empresas do município de Castro e seus
funcionários.
III.
Se houver
dúvidas quanto ao vínculo empregatício, poderá ser solicitado comprovante
(carteira de trabalho, contrato ou extrato FGTS, GFIP, contrato social,
contrato pedagógico de estágio entre empresa, estudante e instituição de ensino),
em qualquer momento da competição.
IV.
Poderão
participar apenas funcionários e/ou estagiários contratados até a data 31/05/2018.
V.
É vedada a
participação de qualquer servidor publico municipal e/ou estagiário lotado na
Secretaria Municipal de Esporte e Juventude.
VI.
Poderão participar atletas com idade mínima de
16 anos (2002), caso alguma equipe queira inscrever algum atleta menor de
idade, o mesmo só poderá participar mediante autorização escrita do pai e/ou
responsável acompanhada de cópia do documento de fé pública do responsável;
VII.
Se equipe:
não estar cumprindo punição ou suspensão aplicada por órgão judicante competente;
VIII.
Se atleta
ou dirigente: não estar cumprindo suspensão aplicada por órgão judicante competente;
IX.
A inteira
submissão ao presente regulamento e todas as deliberações oficiais decorrentes
dele.
X.
Em caso de
lesão o atleta poderá ser substituído somente com apresentação de atestado
médico do mesmo.
PARÁGRAFO ÚNICO – É obrigatório o uso dos vestiários, antes e após a
partida, para a troca de vestuário, assim sendo em caso de descumprimento deste
item o atleta e/ou membro da equipe será punido com cartão.
CAPÍTULO VI
– DA DIVISÃO POR PORTE DAS EMPRESAS
PORTE I – Empresas com número Máximo de funcionários de até 30.
Empresas de Porte I poderão se fundir com mais
DUAS empresas de mesmo porte ou UMA empresa de porte II.
PORTE II – Empresas com número de funcionários entre 31 e 80.
Empresas de porte II poderão se fundir com mais
UMA empresa de mesmo porte ou menor ( porte I)
PORTE III - Empresas com número de funcionários igual ou superior a 81.
Estas não poderão fundir-se à outras empresas.
Parágrafo único: Cada CNPJ entende-se como uma empresa.
Caso haja fusão entre empresas, esta será única
para toda a competição.
CAPÍTULO VII
- DA IDENTIFICAÇÃO DOS PARTICIPANTES
ART.7º - Para
efeito de identificação, os atletas deverão apresentar à equipe de arbitragem,
documento de fé pública, possuindo foto capaz de retratar o portador, sendo na
sua forma original e dentro da validade, ou fotocópia autenticada:
I.
Cédula de Identidade.
(RG);
II.
Carteira de
Identificação Militar;
III.
Passaporte
brasileiro expedido pela Polícia Federal;
IV.
Carteira Nacional
de Habilitação (COM FOTO);
V.
Carteira de
Trabalho e Previdência Social;
VI.
Carteira de
Identificação Profissional. (CREF, CRM, OAB, etc.).
ART.8º - São
condições de jogo dos atletas:
I.
Fazer-se acompanhar
do documento exigido;
II.
Estarem
relacionados nas súmulas ou relatório de atletas;
III.
Estar devidamente
uniformizado. Entende-se por uniformizado: camisas numeradas idênticas, calção
da mesma cor e meias de mesma cor.
IV.
No futsal e futebol
suíço o uso de caneleira é OBRIGATÓRIO.
CAPÍTULO VIII - DA
PREMIAÇÃO
ART.9º - A SMESP
premiará, de acordo com a classificação obtida, os atletas e equipes com as
seguintes premiações de posse definitiva:
•
Troféu ao campeão,
vice-campeão e terceiro;
•
Medalhas aos atletas,
campeões, vice-campeões e terceiros ;
•
Troféu para
artilheiro e defesa menos vazada nas modalidades de Futsal e Futebol Suíço.
CAPÍTULO IX
- DA FORMA DE DISPUTA
ART.10º - A forma
de disputa Olimpíada do Trabalhador 2018 será estipulado pela Coordenação
Técnica do Evento, de acordo com o número de participantes.
CAPÍTULO X
– DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
ART.11 - Os
critérios de desempate adotados serão os seguintes:
ü Empate entre duas equipes:
•
Resultado do
confronto direto;
•
Saldo de gols de
todos os jogos do grupo na fase;
•
Ataque mais
positivo de todos os jogos do grupo na fase;
•
Defesa menos vazada
de todos os jogos do grupo na fase;
•
Gols average em
todos os jogos do grupo na fase (nº de gols recebidos divididos pelo nº de gols
feitos, divididos pelo nº de jogos efetuados na fase. Classifica-se o menor
coeficiente);
•
Sorteio.
ü Empate entre três ou mais equipes:
•
Saldo de gols nos
jogos entre as equipes empatadas;
•
Ataque mais
positivo nos jogos entre as equipes empatadas;
•
Defesa menos vazada
nos jogos entre as equipes empatadas;
•
Saldo de gols em
todos os jogos do grupo na fase;
•
Ataque mais
positivo de todos os jogos do grupo na fase;
•
Defesa menos vazada
de todos os jogos do grupo na fase;
•
Gols average em
todos os jogos do grupo na fase (nº de gols recebidos divididos pelo nº de gols
feitos, divididos pelo nº de jogos efetuados na fase. Classifica-se o menor
coeficiente);
•
Sorteio.
OBS. Quando no
desempate entre três ou mais equipes, restarem 2 (duas) equipes ainda empatadas
e ainda houver necessidade de classificar mais uma equipe, prevalecerá o
critério de desempate entre “duas equipes”.
CAPÍTULO XI
- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS
ART.12- A
Coordenação Técnica através da Secretaria do Esporte e Juventude, não se
responsabilizará por qualquer problema médico ou físico, que venha a ocorrer
antes, durante ou após as disputas da competição.
ART.13 - Os jogos
serão previamente marcados através de escala de jogos, a serem divulgadas com datas e horários definidos pela
Coordenação Técnica.
ART.14 - Haverá tolerância de 05 minutos de atraso,
apenas para o primeiro jogo da rodada, os demais deverão seguir o horário
marcado.
ART.15- Qualquer
rodada ou partida da rodada poderá ser adiada, por motivo de força maior,
dando-se ciência as equipes envolvidas até 30 minutos antes do início da
partida.
ART.16- O árbitro
principal ou coordenador da modalidade poderão decidir pelo adiamento, a
interrupção ou a suspensão da partida.
Parágrafo Único -
Se após 20 minutos de interrupção não cessarem os motivos que impedem a sua
continuação, a partida será suspensa.
ART.18 - Quando
houver necessidade de paralisar uma partida (critério do árbitro),
aplicar-se-ão os seguintes critérios:
•
Se a paralisação ocorrer
antes de 1/3 do tempo de jogo, se fará outra partida em outra data, iniciando
do ponto onde a mesma foi interrompida, permanecendo todos os marcadores que
tenham ocorrido antes do momento da paralisação (tempo, placar, cartões);
•
Se a paralisação ocorrer
no segundo tempo do jogo, e já tenha percorrido mais de 1/3 do tempo,
prevalecerá o resultado que estiver no momento da paralisação.
•
Caso uma das
equipes ocasionar a interrupção da partida, será julgada na medida de suas
culpabilidades.
ART.19 - A equipe
que se utilizar de atleta ou membro da comissão técnica irregular em qualquer
partida acarretará:
•
Não pontuação na
partida;
•
Perda automática dos
pontos referentes a duas vitórias pela equipe infratora;
•
Caso a equipe
utilize atleta irregular nas fases finais do campeonato, está desclassificada
dando todos os seus benefícios aos seus adversários.
•
Em caso de empate
ou vitória da equipe NÃO infratora a
pontuação referente ao resultado será mantida;
PARÁGRAFO ÚNICO –
Será de direito de qualquer equipe participante da Olimpíada do trabalhador a
denuncia sobre a participação de atletas e/ou equipes irregulares.
ART.21 - A equipe
que deixar de comparecer ou deixar de realizar uma partida para a qual estiver
escalada perderá por W x O, e será considerada perdedora pelo placar de 04 a 00
na competição,
ART.22- Caso as
cores dos uniformes sejam similares e prejudiquem as disputas, um sorteio
indicará qual das equipes deverá mudar o uniforme. O tempo para a troca dos
uniformes será de 15 minutos, o início da contagem dos 15 minutos se dará no
momento que o árbitro encerrar o sorteio com os capitães das equipes.
ART.23- A Olimpíada
do trabalhador 2018 será disputado na categoria adulto, dentro das Regras
Oficiais de cada modalidade, respeitando as normas definidas pela coordenação
do evento.
ART.25- A equipe de
arbitragem para cada jogo será escalada pela Associação Castrense de
Arbitragem.
ART.26- Em hipótese
alguma a arbitragem escalada poderá ser recusada.
ART.27- Somente
será permitida a permanência na área de competição as seguintes pessoas:
•
Equipe de
arbitragem;
•
Pessoas envolvidas
diretamente com a partida, registrada em súmula conforme regra da modalidade;
•
Coordenação e
supervisão de jogo.
ART.28- Os atletas
e membros da comissão técnica que estiverem presentes no momento da realização
da partida deverão estar com o nome e numeração relacionados em súmula.
ART.29- A pessoa física que estiver inscrita
como técnico NÃO poderá atuar como
atleta e vice-versa, sendo na mesma equipe ou em equipes diferentes.
ART.30- As equipes que tenham concordado em
participar da competição reconhecem a Justiça Desportiva como instância própria
para resolver as questões relativas à disciplina e às competições esportivas.
ART.31 - As
disposições relativas ao sistema de disputa e outros desta competição só
poderão ser alteradas após o início da competição através de notas oficiais
emitidas pela Coordenação Técnica responsável pela competição.
ART.32 - Os casos omissos a este Regulamento
serão resolvidos pela Coordenação Técnica do evento.
BASQUETE
1.
O Torneio de Basquetebol será regido pelas regras oficiais adotadas pela
Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB), salvo o estabelecido neste
regulamento.
2.
O uniforme a ser utilizado pelos atletas será constituído de camisetas
ou coletes numerados e idênticos, calções e meias da mesma cor, tênis sem
travas. No caso de coincidência de cor, será procedido sorteio.
3.
O tempo de duração de cada partida será:
v
Masculino e Feminino - 32 minutos divididos em 4 quartos de 8 minutos
cada, com intervalo de 5 minutos entre o 2º e 3º tempos .
Parágrafo
Terceiro: Cada
equipe terá direito a 1 pedido de tempo em cada quarto.
4.
Será cronometrado o último minuto de todos os quartos.
5.
Em caso de empate no tempo regulamentar, far-se-á um período extra de 2
minutos cronometrados. Persistindo o empate, serão acrescidos tantos períodos
extras de 2 minutos cronometrados, até que se conheça o vencedor.
6.
Nos pedidos de tempo o cronometro será parado.
7.
Nos lances livres que ocorrerem no último minuto de cada quarto, o
cronômetro será travado como previsto nas Regras Oficiais da Confederação
Brasileira de Basquetebol.
8.
A bola a ser utilizada será bola oficial de basquetebol;
9.
Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela coordenação da
modalidade e/ou Coordenação Técnica do evento.
10.
Caso o número de inscritos seja igual ou inferior a 3, seja será
realizado em forma de torneio em dia único.
11.
Taxa de arbitragem R$ 40,00 por jogo.
FUTSAL
1.
O Torneio de Futsal será regido pelas regras oficiais adotadas pela
Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), salvo o estabelecido neste
regulamento.
2.
O uniforme a ser utilizado pelos atletas será constituído de camisetas
ou coletes numerados e idênticos, calções e meiões da mesma cor, tênis sem
travas, sendo obrigatório o uso de
caneleiras. No caso de coincidência de cor, será procedido sorteio.
3.
O tempo de duração de cada partida será:
Masculino e Feminino - 30 minutos divididos em 02 tempos de 15 minutos
cada, com intervalo de 05 minutos entre eles.
Parágrafo
Primeiro: cada
equipe terá direito a 01 (um) pedido de tempo por período.
4.
Em caso de empate no tempo regulamentar e havendo necessidade de um
vencedor, será aplicado o seguinte:
I.
Serão efetuadas cobranças de 03 (três) tiros livres diretos da marca do
pênalti, de forma alternada, por atletas distintos e que tenham terminado a
partida;
II.
Persistindo o empate, a decisão será efetuada pela cobrança de um tiro
livre direto da marca do pênalti, alternadamente, por atletas diferentes que
tenham terminado a partida, até que haja um vencedor.
5.
A bola a ser utilizada será:
v
Masculino e Feminino - bola oficial “max 1000”.
6.
Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela coordenação da
modalidade e/ou Coordenação Técnica do evento.
7.
Taxa de arbitragem R$ 40,00 por jogo.
VÔLEI
1.
O Torneio de voleibol será regido pelas regras internacionais da
Federação Internacional de Volley-Ball - F.I.V.B., obedecendo às normas
contidas neste Regulamento.
2.
O uniforme a ser utilizado pelos atletas será constituído de camisetas
ou coletes numerados e idênticos, calções e meias da mesma cor e tênis.
3.
Em todas as fases os jogos serão disputados em 02 sets de 25 pontos. Em
caso de necessidade de realização do3º set, este será disputado pelo sistema de
“tie break”, até 15 pontos.
4.
Em cada set a equipe vence com diferença de 02 (dois) pontos, sendo que
não há limite de pontos em qualquer set.
5.
Todos os sets terão somente 02 (dois) tempos de descanso para cada
equipe, com duração de 30 segundos cada um, não haverá tempos técnicos.
6.
Para a competição será estabelecida a altura das redes como segue:
v
FEMININO 2,24 m
v
MASCULINO 2,43 M
7.
Os casos omissos a este regulamento
serão resolvidos pela coordenação da modalidade e/ou Coordenação Técnica
do evento.
8.
Caso o número de inscritos seja igual ou inferior a 3, seja será
realizado em forma de torneio em dia único.
9.
Taxa de arbitragem R$ 40,00 por jogo.
VÔLEI DE PRAIA
O Torneio de Vôlei de Praia será
regido pelas regras da Confederação Brasileira de Voleibol - CBV, obedecendo às
normas contidas neste Regulamento.
1.
O uniforme a ser utilizado pelos atletas será constituído de camisetas
ou coletes numerados e idênticos e calções da mesma cor.
2.
Os jogos serão disputados em um único set de 21 pontos em grupos de
turno único e nas fases de classificação. Nas fases semifinais e finais os
jogos serão disputados em melhor de 2 (dois) sets de 18 pontos. Em caso de
necessidade de realização do 3º set, este será disputado pelo sistema de “tie
break”, até 15 pontos. A equipe vence com diferença de 02 pontos, sendo que não
há limite de pontos em qualquer set.
3.
Todos os sets terão somente um tempo de descanso para cada equipe com
duração de 30 segundos.
4.
A altura da rede para a competição será a seguinte:
v
MASCULINO - 2,43 m - FEMININO - 2,24 m
5.
A quadra de jogo terá as dimensões de 16m x 8m.
6.
O jogador substituto deverá sentar-se ou aquecer próximo à área de sua
equipe e o técnico deverá permanecer sentado.
7.
Somente será permitida uma substituição durante cada set. Em caso de
contusão o reserva que já participou daquele set poderá ser o substituto, na
ocorrência desta substituição excepcional o jogador contundido não poderá
retornar na partida.
8.
O saque deverá ser realizado dentro de 05 (cinco) segundos após o apito
do árbitro.
9.
Um jogador não poderá completar um ataque usando a mão aberta ou bola
colocada, direcionando a bola com os dedos.
10.
Não existe linha central, sendo que os jogadores poderão entrar no
espaço do adversário, quadra e/ou zona livre, desde que isto não interfira com
o jogo do adversário.
11.
Um jogador poderá completar um ataque usando um passe alto desde que
haja uma trajetória perpendicular à linha dos ombros e desde que tenha um dos
pés em contato com o solo.
12.
Os casos omissos a este regulamento
serão resolvidos pela coordenação da modalidade e/ou Coordenação Técnica
do evento.
13.
Taxa de arbitragem R$20,00 por dupla.
TÊNIS
DE MESA
A competição Será
desenvolvida em melhor de 03 (três) sets até 11 (onze) pontos,
2. Os casos
omissos a este regulamento serão
resolvidos pela coordenação da modalidade e/ou coordenação técnica do evento.
3. A Competição será realizada em forma de
torneio individual. Sendo dividido em masculino e feminino.
4. Taxa de arbitragem R$ 15,00 por inscrito.
TRUCO
1.
A competição será desenvolvida em melhor de 03(três) partidas de 12 (
doze) pontos
2.
As regras da competição serão definidas antes do inicio do torneio pela coordenação.
3.
Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela coordenação da
modalidade e/ou Coordenação Técnica do evento.
4.
As duplas poderão ser masculinas, femininas ou mistas.
5.
Taxa de arbitragem R$ 15,00 por dupla.
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